terça-feira, 14 de julho de 2015

CONFLITOS E BRIGAS



(*) Kátia Horpaczky

Uma das características mais comuns de um relacionamento que pode causar anorgasmia é como lidamos com os conflitos. Vamos admitir, somos passiveis de discussões e brigas, ou ainda pior, somos capazes de ignorar um ao outro.
Conflitos e raiva é desestímulo e não garantia de um “bom sexo”. E quando finalmente fizer amor novamente, é provável que não tenha um orgasmo, se não  resolver todos os seu problemas com seu parceiro. A tensão que permanece oculta, a mágoa e o ressentimento que você remói por dentro sufocam qualquer capacidade de entrega e de prazer.

O conflito entre vocês pode não ser tão obvio como a briga. Talvez vocês nunca ou raramente discutam, mas sabem que discordam sobre diversos aspectos, e isso a irrita ou a faz sentir que ele está irritado com você. Será que um lida com a irritabilidade do outro simplesmente o ignorando, ou assumindo ser moralmente superior? Ou com ataques sutis, e uma agressividade passiva enquanto finge ser doce e inocente um para o outro? Qualquer discórdia e o círculo vicioso do ressentimento se instala, podendo ser suficiente para bloquear o orgasmo.

Como psicóloga e psicoterapeuta sexual dedico muito tempo ajudando casais a resolver seus conflitos. É um componente vital em todos os relacionamentos. Para reagir a uma diferença de opinião, cada um deve analisar o ponto de vista do outro e, em seguida, juntos, desenvolver a melhor forma de enfrentar o problema ou tentar chegar a um consenso.

Intimidade e Confiança

A intimidade e a confiança andam lado a lado e, em um relacionamento longo, formam a base necessária para os orgasmos. É claro que a excitação que nasce do desafio ou do desejo sexual no inicio de um relacionamento pode facilitar para atingir o orgasmo. Mas cedo, ou tarde, o fato de um homem não querer um compromisso sério interrompe a excitação sexual, e o desejo perde seu brilho. A longo prazo, se você não confiar em seu parceiro, começará a se proteger, efetivamente se afastando dele. Essa proteção pode estar relacionada ao desejo de atingir o orgasmo com ele ou pode fazer com que se retraia. Essa retratação é reflexo do  orgulho ou um instinto natural de autopreservação dependendo de como está sua autoestima.

Se o seu relacionamento de longo prazo é monógamo por mútuo acordo, para que se tornem e se mantenham verdadeiramente íntimos, você precisa acreditar quando seu parceiro diz que a ama e é fiel, e que ele acredite quando você disser o mesmo. Caso contrario, haverá um elemento de desconfiança entre vocês, impossibilitando um  relacionamento mais íntimo. E, normalmente, quando falta  intimidade, para a mulher falta orgasmo.

Cumplicidade e Companheirismo

Quando as intimidades físicas e emocionais se combinam, fica mais fácil criar cumplicidade e companheirismo em todas as áreas e entender o que motiva o seu parceiro.

Familiarizar-se com a personalidade do outro em todos os aspectos emocionais e práticos faz com que atritos  sejam menos prováveis, e, caso tenham algum, a compreensão mútua ajudará a encontrar uma solução rapidamente. Recordar e renovar o desejo e o afeto de estarem juntos também pode  ajudar a lidar com a rotina e com os altos e baixos da relação.

Teremos como resultado a expansão da relação sexual. A gentileza, a tolerância e a compreensão favorecerá  a  alquimia da sexualidade.
Se escolhemos ter sexo com a mesma pessoa por muito tempo, é melhor que seja maravilhoso, não é mesmo?

Um sexo maravilhoso é aquele que é nos satisfaz, e satisfaz o outro.O romantismo e o carinho são componentes que devem sempre estarem presentes.
Um sexo maravilhoso não precisa ser orgástico sempre, é claro.
Mas, se o clímax é uma possibilidade, por que perder o que é tão prazeroso e também tão bom para o relacionamento?
Parece-me que vale a pena polir todas as áreas do relacionamento para termos uma relação de troca e prazer.

Kátia Horpaczky
Psicóloga Clinica, Psicoterapeuta Sexual, Família e Casal
Contatos: katia@rodadavida.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário