sábado, 27 de dezembro de 2014

Ano novo? A escolha é sua!

(*) Katia Horpaczky


Você gosta de fim de ano? Não me refiro às festas de confraternização, Natal, ou Reveillon que são datas gostosas, boas oportunidades de chegar um pouco mais perto das pessoas queridas, rever amigos que a vida corrida nem sempre permite. Falo de encerrar um período, fazer balanço, avaliar quanto ganhou, quanto perdeu, tomar decisões sobre o período seguinte, colocar objetivos, criar compromissos.

Mais um ano que está acabando, mais um círculo à volta do sol. Os dias, as semanas, os meses e as estações vieram e já foram embora. Um ano novo está perto de começar com dias, semanas e meses que vão ser vividos. Você já sabe como vai viver esse ano?

Mais,pedidos, pulamos 7 ondas, comemos 12 uvas e o que mais nos ensinarem. Acho os rituais importantes, marcam uma fase e nos enchem de esperança. Registramos nossos desejos em papéis e, doze meses depois, voltamos a mesma pergunta: "Conseguimos?".

É preciso lembrar que não é bem assim que funciona. A lista de ano novo não é uma lista de desejos que vão acontecer só porque foram escritos. Na verdade é uma lista de resultados, de objetivos que queremos atingir. Isso significa que é necessário fazer alguma coisa para transformar sua lista, para que ela deixe de ser apenas desejo e se torne resultado.

Nós fazemos essas "listas de ano novo" como se fossem listas de desejos ou presentes – como aquela que as crianças escrevem para o “Papai Noel”. Então, depois das “festas” esquecemos da lista e só pensamos novamente nela doze meses depois, geralmente com um toque de desapontamento e frustração. Mas, o quanto nos esforçamos para que essa lista saia do papel e vire realidade?

Somos adultos e é importante reconhecermos que o “Papai Noel” é aquela pessoa que aparece toda vez que você olha no espelho. Reconheceu? VOCÊ mesmo! Isso não significa que colocar as metas no papel seja bobagem, muito pelo contrário. Na verdade é muito importante,  pois você se programa para cumpri-la, preparando assim sua mente para as chances que surgem, como disse Pasteur: "A chance favorece a mente preparada".


O ano novo só será realmente novo se você fizer coisas novas!

O novo ano será diferente se você fizer coisas diferentes. Repita exatamente as mesmas coisas de 2014 e você terá os mesmos resultados em 2015.
Em 2014 você passou por momentos difíceis, você amargou quedas inesperadas, e também existiram  dias de chuva, trovões, lágrimas e decepções. Mas você está aqui, mais maduro, mais forte por dentro, com as vivências e experiências que você pode e deve  usar como aprendizado para não repetir os mesmos erros.

Agora eu pergunto: Daqui a um ano, como é que lembrará o dia de hoje? Que decisões e compromissos tomará? Que atitudes você tomará que poderá diferenciar o próximo ano dos que já passaram?

O ano que começa é, realmente, uma oportunidade única! Talvez seja o melhor ano da sua vida. Pode ser cheio de sucesso, realizações e alegrias. E pode ser todas estas coisas e muito mais, dependendo da sua participação e entusiasmo. Ou seja, sua vida será o que você quiser que ela seja!
Pense por um instante o quanto você é privilegiado por estar aqui e poder dar início no ano de 2015. Pense o quanto longe você chegou. Pense em todas as possibilidades positivas para si. Olhe à frente, veja você tornar-se a pessoa que verdadeiramente quer ser, que realiza as coisas que quer. Você pode, seguramente, fazer tudo isto, e hoje é um grande dia para começar.

Um ano novo está à sua frente. Nenhum tesouro poderia conter sequer uma fração do valor do que você tem agora mesmo, hoje, no início deste ano novo.  O ano de 2015 é todo seu para que o viva intensamente. Faça-o à sua altura. Faça-o fenomenal!

Desejo que o ano novo lhe seja leve de compromissos e objetivos, que você tenha poucos desejos e muitas realizações.


(*) Katia Horpaczky é Psicóloga Clinica, Psicoterapeuta Sexual, Familia e Casal,
E-mail: katia@rodadavida.com.br
Tel: (11) 5573-6979
9 9234-1498


Nenhum comentário:

Postar um comentário