quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Você sabe dizer não?

Se não sabe, já está na hora de aprender!


(*) Katia  Horpaczky

Algumas pessoas têm dificuldade em dizer não. Por receio de parecerem egoístas ou de serem rejeitadas, elas seguem deixando-se sobrecarregar por se sentirem incapazes de dar um bom motivo para sua recusa. Aprender a dizer não, entretanto, é essencial para o nosso bem estar. Muitas vezes, ao dizer não para alguém, estamos dizendo “sim” para nós mesmos e, dessa forma, evitando um estresse emocional em nossas vidas.  Ser uma pessoa prestativa e disponível para fazer um favor a alguém é algo inteiramente diferente de se deixar explorar. E há pessoas que sabem ser excessivamente insistentes.
O “Sim” e o “Não” são conceitos interligados e permanentes em nossa vida. Um depende do outro, um ajuda ou prejudica o outro e, por sua vez, ambos estão relacionados com os temas negociação e administração do tempo. Para efeito de simples exercício mental tente responder, o mais rápido possível, as três questões a seguir:

  • O que pode ser feito ou já ocorreu antes do contato com meu interlocutor e que pode tornar o NÃO mais fácil de ser aceito por ele e/ou ajudar na obtenção de um SIM.
  • Qual foi o NÃO ouvido por mim, que aceitei com mais facilidade, que me causou menos trauma, que não prejudicou meu relacionamento com a outra parte (e até me aproximou mais dela).
  • Qual foi o SIM mais importante que consegui, que métodos/cuidados usei? Como e por que ele foi conseguido?

Em muitas situações, há quem prefira dizer “sim” apenas por medo de que, se não fizerem o que é pedido, deixarão de ser amadas. Com certeza um firme, mas delicado não logo de início, dá chance para que a pessoa encontre outra alternativa e será melhor para todos já que evita constrangimentos e estresse de ambas as partes.
Todos nós desejamos ser queridos e apreciados e não queremos parecer ineficientes.
Ao invés de calar-se e sucumbir à pressão do outro podemos, ao dizer-lhe um não, contribuir para que esta pessoa tome consciência da dimensão de suas exigências, perceber o tempo e o esforço que seu pedido exige e aprender a respeitar as prioridades alheias.

 Por que é tão difícil dizer não?


Uma das principais razões, talvez até a mais importante é a baixa auto-estima.
Muitos de nós fomos educados na convicção de que a modéstia é uma virtude. Mas você tem direito de orgulhar-se pelas coisas que conseguiu e pela pessoa que se tornou. Adquirindo o hábito de recordar-se destes êxitos estará mais fortalecido diante de quem quiser menosprezá-lo.
Faça uma lista das coisas que fez e das quais se orgulha. Todos temos alguns talentos e capacidades, nem que seja saber fazer um bolo delicioso ou ter vencido o medo de viajar de avião! A idéia da lista não é torná-lo um vaidoso ou um convencido e, sim, melhorar a opinião que tem a seu próprio respeito. Evidentemente, que se sua autoconfiança está devidamente alimentada, a probabilidade de se deparar com qualquer situação e poder dizer um não com segurança é muito maior.

Culpa, outra razão

A culpa é uma das mais destrutivas emoções. Sofre-se de culpa tanto pelo que se fez como por algo que se deixou de fazer. A sensação é desagradável e, talvez por isso, quando nos pedem algo que não queremos fazer, hesitamos em recusar com medo de depois nos sentirmos culpados.
Você pode analisar o que o faz sentir-se culpado. Claro que cometemos erros no passado. Qualquer um de nós pode olhar para trás e lembrar de algo que não gostaria de ter feito, palavras que não gostaria de ter dito. Mas só vale a pena olhar para os erros do passado se eles servirem como aprendizado. Olhar para trás para reviver as angústias e continuar a se sentir culpado não vale a pena. Use estas experiências para entender o mecanismo da culpa em sua vida e assim terá condições de não se deixar pressionar na hora em que precisar dizer não.

Necessidade de ser apreciado

De uma coisa pode estar certo: mesmo que seja perfeito, nem todo mundo gostará de você. Concordar com tudo que lhe pedem para que todos gostem de você é tarefa fadada ao fracasso! Se você não se gosta, não se valoriza, ninguém o fará e, muito menos, porque você faz tudo o que lhe pedem. Logo algumas pessoas perceberão que a única razão pela qual você faz tudo que lhe pedem é o seu anseio desesperado de ser apreciado e vão tirar cada vez mais proveito disso. Dizer não quando é isso que quer dizer é seu direito.

Dizer não cria certeza nas relações, seu interlocutor pode não gostar, mas respeitará você porque o não (tal como o SIM) é parte da vida.

Passo a Passo para dizer “Não”

1. Pergunte-se se o pedido é ou não razoável e se quer aceitá-lo ou recusá-lo. Se tiver dificuldade em decidir é porque, provavelmente, quer recusá-lo.
2. Se achar que precisa de mais pormenores, peça-os.
3. Se chegar à conclusão de que quer dizer não, diga não.
4. Seja breve, dando uma explicação, mas não uma série de justificativas. Há muitas maneiras de dizer não, mas a única que permite fazê-lo sem perder o amor-próprio é ser direto. Muitas vezes, as pessoas acabam por arranjar desculpas - que com freqüência são mentiras - para evitar fazer uma coisa que preferem não fazer.
5. Não se desculpe. Se começar por dizer "lamento muito, mas..." estará dando margem a que a outra pessoa possa tentar manipulá-lo, jogar com seus sentimentos de culpa.

Enfim, dizer não no momento certo é respeitar a si mesmo e também o outro. Além disso, dizer não é ter pleno conhecimento de seus limites e também de sua capacidade. Enfim, dizer não pode ser difícil, mas muitas vezes necessário. É um aprendizado. Experimente, você pode fazer um bem a si mesmo. Pode ser o começo de uma viagem de auto-descoberta.

(*) Katia Cristina Horpaczky é Psicóloga Clínica e Terapeuta de Casal
CRP 06/41.454-3





Nenhum comentário:

Postar um comentário